segunda-feira, 27 de julho de 2009

Sistema Heliocêntrico de Copérnico


Para facilitar a representação da estrutura do Mundo aceita por volta do século XVI, em 1543, o polonês Nicolau Copérnico publica a obra “Revolução dos Corpos Celetes”, na qual propõe o Sol como centro do Sistema Solar, estrututra essa que recebeu o nome de Sistema Heliocêntrico ; o Sol seria fixo, e os planetas girariam em movimento circular uniforme em torno desse centro, exceto a Lua, que giraria em torno da Terra, que por sua vez giraria em torno do Sol, todos no mesmo sentido direto de oeste para leste.
Apesar de essa idéia se contrapor aos ensinamentos da Igreja Católica da época, esse modelo permitia explicar diversos fenômenos que não podiam ser explicados pelas diferentes teorias geocêntricas, entre eles o movimento irregular dos planetas no céu. Por ser uma teoria herética aos olhos da igreja, ela foi muito combatida, mas suas sementes tinham sido lançadas e com o passar do tempo ela foi se firmando. Notar que a ordem de colocação dos planetas a partir do Sol seguiu a mesma sistemática usada no sistema geocêntrico : quanto mais lento parecesse o movimento do planeta entre as estrelas tanto mais distante estaria do Sol.
Uma prova que foi muito importante para negar o geocentrismo foi a descoberta, por Galileu Galilei, em 16l0, do movimento dos satélites de Júpiter em torno de Júpiter e não da Terra, como postularia a teoria geocêntrica. Com o tempo, para ajustar a teoria com as observações, reintroduziu-se o sistema de epiciclos e deferentes. Muitos epiciclos passaram a ser deferentes de outros epiciclos, criando uma estrutura bastante complexa par o mundo observado. Fosse qual fosse a teoria adotada, até o início do século XVII as órbitas dos astros eram consideradas circulares.
Foi com Kepler que a hipótese da forma das órbitas foi reformulada. Ele propôs órbitas elípticas para os planetas. Essa é a forma que mais se aproxima da realidade atualmente conhecida. Com o advento dos instrumentos de observação do céu, hoje sabemos que o Sol é o centro do Sistema Solar, mas não do Universo.

Por: Roque Junior

Nenhum comentário:

Postar um comentário